Aumentos salariais em 2017

faz-tudo.jpgAfinal, vai haver aumentos salariais em Janeiro para alguns dos que trabalham nas escolas. Não será é pelas melhores razões…

Cerca de 60% dos assistentes operacionais (auxiliares) das escolas recebem menos de 557 euros brutos mensais – o valor do Novo Salário Mínimo nacional (SMN) promulgado esta quarta-feira pelo Presidente da República -, o que significa que terão de ser aumentados a partir de janeiro. Em causa estarão mais de vinte mil trabalhadores.

Ganha-se muito mal na carreira de assistente operacional, nas escolas e noutros serviços públicos. E nem sempre a restante comunidade escolar se apercebe disso. Nos dois escalões iniciais, onde devido ao congelamento das carreiras se encontram neste momento a maioria dos trabalhadores, os vencimentos nominais – 485 e 532 euros – são inferiores ao novo salário mínimo nacional. E vai deixar de haver diferenciação entre eles, pois ficarão ambos com o valor do novo salário mínimo.

Ora isto não se coaduna com o muito que se exige a estes profissionais, que só em teoria são trabalhadores indiferenciados, pois na prática muitos deles desempenham funções de bibliotecários, mecânicos, electricistas, jardineiros, técnicos de laboratório e de informática, socorristas, telefonistas, porteiros, enfim, de tudo um pouco, conforme as necessidades das escolas, sem que este trabalho seja devidamente reconhecido.

O pessoal auxiliar das escolas é também fundamental no acompanhamento e vigilância dos alunos – nos intervalos e também, cada vez com mais frequência, em contexto de aula, nomeadamente em relação a alunos com necessidades especiais – além da limpeza e segurança dos espaços escolares. E o seu valioso trabalho deveria ser mais valorizado, não só pela adequada compensação remuneratória, mas também com a necessária formação profissional.

Anúncios

One thought on “Aumentos salariais em 2017

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s