Educação, uma nova prioridade?

natal-costa.JPGTodos os anos os primeiros-ministros dirigem uma mensagem de Natal a partir da residência oficial. Este ano, António Costa inovou e decidiu gravar a mensagem no Jardim de Infância do Lumiar, em Lisboa. Se António Guterres tinha a educação como paixão, António Costa quer seguir os passos do ex-primeiro-ministro socialista e aposta neste tema como prioridade e como base para a solução estrutural dos problemas do país.

A mensagem de Natal de António Costa fugiu este ano aos habituais problemas da austeridade, da dívida e do défice. Défice realmente preocupante, segundo o primeiro-ministro, só há um, e esse é o défice de conhecimento.

Para o combater, Costa defende a “democratização do conhecimento” e destacou duas medidas concretas do seu governo para a promover: o alargamento do pré-escolar a partir dos 3 anos e o programa Qualifica, de educação e formação dos adultos. Lembrou os bons resultados dos testes internacionais aos alunos portugueses para considerar que estamos no bom caminho, mas que ainda há muito a fazer para que possamos ter mais e melhor educação para todos.

É difícil, evidentemente, não concordar com o primeiro-ministro, cujas intenções foram de imediato apoiadas pelo Presidente da República. No plano dos princípios e das boas intenções os consensos parecem, assim, adquiridos. Falta o mais difícil, que é concretizar, na execução das políticas educativas, e para além das duas ou três medidas emblemáticas que têm sido anunciadas, a prometida igualdade de oportunidades no sistema educativo.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s