O Afeganistão antes dos talibãs

Povos que retrocederam no tempo: é a inevitável sensação que fica sempre que se observam fotografias antigas de alguns países muçulmanos.

As imagens que se seguem retirei-as daqui, mas há muitas outras semelhantes disponíveis na internet. Mostram um Afeganistão anterior à chegada ao poder do talibãs: um país onde se notam os traços da cultura afegã e da religião muçulmana, mas também a progressiva influência da cultura material e de um modo de vida mais ocidentalizado e liberal que, nas décadas de 60 e 70 do século passado, se ia adoptando um pouco por todo o mundo.

Depois, veio o que sabemos: uma revolução socialista e um regime pró-soviético em 1978, a subsequente insurreição armada dos mujahidin apoiada pelos EUA e a Arábia Saudita que acabou por conduzir ao poder, em 1996, os taliban. Estes fundamentalistas introduziram a lei islâmica, a sharia, tornando obrigatórias as barbas para os homens e as burkas para as mulheres. Estas deixaram de frequentar livremente o espaço público, de poder exercer a maioria das profissões e passaram a ter um acesso muito limitado à educação e à saúde. A música, o cinema, a televisão, a literatura não religiosa foram proibidos ou severamente restringidos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

One thought on “O Afeganistão antes dos talibãs

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s