Melhores na Matemática, piores em Ciências

Há 20 anos, na primeira edição do estudo internacional TIMSS, Portugal ocupou a antepenúltima posição num total de 17 países. Agora ascende ao 13º lugar em 49 estados e regiões. Ficou à frente da Finlândia. A Ciências os resultados são bem mais modestos e pioraram em relação ao último último estudo.

Portugal aparece bem posicionado no ranking TIMMS referente à disciplina de Matemática, que continua a ser dominado pelos países do sudeste asiático. No estudo hoje divulgado, passámos à frente de da maioria dos países da Europa meridional de que culturalmente estamos mais próximos, e aproximamo-no dos resultados dos países do norte e leste da Europa. E até ultapassámos a Finlândia…

timms2016.JPG

Contudo, uma análise mais detalhada da realidade revelada por este estudo mostra outros aspectos desta realidade:

  • A melhoria de resultados parece ter sido conseguida, sobretudo, pelo aumento das horas de leccionação e estudo da disciplina de Matemática – Portugal é, de todos os países que entraram no TIMSS, o que tem maior carga horária da disciplina;
  • Esta aposta na Matemática terá prejudicado outras aprendizagens – e já nem falo das humanidades e das expressões, tão desvalorizadas nos últimos anos – mas da descida dos alunos portugueses no ranking das Ciências que é bem visível neste mesmo estudo.

timms2016-2.JPG

O resto, segue as tendências habituais: melhores resultados no litoral do que no interior, a melhor condição sócio-económica e o nível cultural mais elevado das famílias tendem a gerar melhores alunos e, tanto nas Ciências como na Matemática, os rapazes obtêm, em média, notas ligeiramente mais altas.

E pronto: o essencial diz-se em poucas palavras. Mas temos aqui pano para algumas mangas, pelo que fico a aguardar as reacções e comentários ao tema, da parte da opinião que se publica.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s