Administradores (m/f) precisam-se

A Caixa Geral de Depósitos, S.A. informa que o Senhor Dr. António Domingues renunciou ao cargo de Presidente do Conselho de Administração. Mais informa que apresentaram igualmente a renúncia aos cargos de vogais do Conselho de Administração os Senhores Dr. Emídio José Bebiano e Moura da Costa Pinheiro, Dr. Henrique Cabral de Noronha e Menezes, Dr. Paulo Jorge Gonçalves Pereira Rodrigues da Silva, Dr. Pedro Lopo de Carvalho Norton de Matos, Dr. Angel Corcóstegui Guraya e Dr. Herbert Walter”.

Depois da demissão, que só não se percebe porque demorou tanto tempo, já que desde o início se percebia a vontade de ser gestor público sem assumir as responsabilidades inerentes à função, restam agora os lugares dos demissionários para preencher.

Agora poderiam optar por um concurso público, dando oportunidade a todos os que, com formação e experiência em gestão na área bancária e financeira, se dispusessem a assumir funções como gestores do banco público. E que aceitariam fazê-lo por bem menos do que os seniores que assumem tais funções com a arrogância de quem acha que nos está a fazer um grande favor.

É bom que se perceba que não foi por termos nas administrações bancárias alguns dos assalariados mais bem pagos do país que os bancos têm sido bem geridos, e o histórico de crédito mal parado, gestão danosa e descapitalização de sucessivos bancos, que tiveram de ser publicamente intervencionados para não falirem, aí está para o demonstrar.

Sujeitar quem se dispõe a ir para a administração de um banco aos mesmos testes de stress que enfrenta qualquer jovem recém-formado, candidatando-se ao emprego, defendendo o seu currículo e sendo posto à prova todos os dias, porque disso depende a sua carreira, parece-me um bom princípio a aplicar numa sociedade que depois de ter melhorado os níveis gerais de escolarização do povo, precisa urgentemente de educar as suas elites.

Claro que não é isto que António Costa, no afã de encontrar um nome credível para dirigir a Caixa até ao final da semana, irá fazer. Mas é o que, na minha opinião, mereceria ser feito.

domingues-cgd.jpeg

© Henricartoon

Anúncios

2 thoughts on “Administradores (m/f) precisam-se

  1. Concordo a 110%!
    Só faltou dizer que o Costa podia aproveitar para reduzir a dimensão da administração da Caixa. Não há necessidade de alimentar tantos boys.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s