São Cavaco recolheu ao convento

cavaco_mocidadeUm jantar e um almoço em sua homenagem, três reuniões do Conselho de Estado, uma ida oficial à Madeira e uma presença na celebração da Bolsa do Voluntariado. Resumem-se a estes sete eventos as saídas públicas do ex-Presidente da República, Cavaco Silva, nos oito meses que decorreram desde que deixou Belém. Prometeu “recato” e este continua a fazer lei na sua vida. É no “recato” do seu gabinete de dois pisos, que custou ao erário público meio milhão de euros em obras, no Convento do Sacramento, que estará a escrever o 3º volume da sua autobiografia, que retratará os seus últimos anos na presidência.

Tudo neste homem soa, sempre me soou, a falso, e continuo a ter dificuldade em compreender o que levou o povo português a conceder-lhe quatro maiorias absolutas, fazendo dele o governante eleitoralmente mais bem sucedido, até hoje, na história da nossa democracia.

O homem austero e materialmente desprendido que gasta meio milhão de euros dos contribuintes a instalar um escritório.

O asceta que recolhe ao convento para escrever as memórias em vez de se andar, como outros, a pavonear pelo mundo.

O professor universitário que em vez de nos ensinar a sua ciência prefere comunicar por silêncios, tabus e sinais de fumo.

O político com a mais longa e bem sucedida carreira de Primeiro-Ministro e Presidente que insiste em como não é político mas, tal como Salazar, um professor emprestado à política.

O hipócrita que dorme “de consciência tranquila” apesar de todos os trafulhas que promoveu à sua volta e de nem como Presidente de todos os Portugueses ter conseguido estar à altura das responsabilidades, comportando-se sempre como um chefe de facção.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s