Quando é a que a Teodora vai a votos?

teodora.JPGOs partidos da esquerda acusaram hoje o CFP de fazer considerações políticas e ideológicas e não apenas uma abordagem técnica à proposta de orçamento de 2017, tendo o PCP optado por não fazer perguntas por não reconhecer credibilidade ao órgão.

A presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Teodora Cardoso, e a sua equipa estão hoje a ser ouvidos na Assembleia da República no âmbito da discussão na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) apresentada pelo Governo.

Tanto o PS, pela voz do deputado João Galamba, como o Bloco de Esquerda, nas palavras da deputada Mariana Mortágua, criticaram o parecer do CFP, lamentando o primeiro que o documento inclua “um ‘statement’ político” e a segunda defendendo que “o papel do CFP é fazer uma avaliação mais técnica e menos ideológica” dos documentos orçamentais.

Percebo como é complicado aos economistas do regime o exercício de separar a competência técnica – que presumo que terão e que deveria ser o único requisito em uso na análise orçamental – do seu alinhamento político e ideológico com o neoliberalismo.

Em todo o caso, se a dra. Teodora e aos seus acólitos querem fazer política em vez de relatórios técnicos, é muito simples: só têm de formar um partido e submeter-se ao voto popular.

Façam-se eleger como deputados do povo e da nação e aí terão inteira legitimidade para defender as vossas ideias na tribuna parlamentar.

Num país onde se condena uma cidadã por dizer ao primeiro-ministro no Parlamento, sem lhe faltar ao respeito, o que ele seguramente merecia ouvir, parece-me que já seria altura de desinfestar a casa da democracia destes conselheiros do regime que, nunca tendo ido a votos, continuam a achar-se no direito de condicionar, com os seus pareceres pseudo-técnicos, as escolhas democráticas dos cidadãos.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s