Sextorsion

sextorsion.jpgSextorsion é a utilização de imagens ou vídeos de cariz sexual com o objectivo de extorquir dinheiro à pessoa aí exposta, mediante ameaça de divulgação junto de familiares e amigos.

É um crime que cresceu exponencialmente com a vulgarização das novas tecnologias de informação e a forma incauta como as pessoas muitas vezes se expõem nos chats e nas redes sociais. E se inicialmente era o sexo feminino o mais visado, rapidamente os chantagistas perceberam que os homens e, cada vez mais, os adolescentes, são, na sua ingenuidade e auto-confiança, ainda mais fáceis de aliciar e enganar.

O método de chegar aos adolescentes é o mesmo que é usado com os homens adultos. Os menores acham que estão a adicionar amigas giras no Facebook e são depois aliciados por essas novas ( e falsas) amigas a despirem-se para a câmara via skype ou outro programa similar e a fazerem poses eróticas. Depois de se exporem, do outro lado surge a mensagem com a chantagem da praxe: ou pagas ou a tua família e os teus amigos vão ver isto.

Chegou-se ao final do primeiro semestre de 2015 e o aumento de casos de extorsão sexual em todo o país, por comparação com 29 denúncias no ano de 2014, já era de 80%. O ano passado terminou com 80 inquéritos na secção do crime informático da PJ de Lisboa e atualmente estão em curso cerca de 70.

A notícia do DN dá conta de que os casos têm vindo a aumentar e que os ciber-chantagistas não são nada meigos quando se trata de exigir dinheiro às vítimas, sendo frequentes os pedidos na ordem dos 3000 euros logo na abordagem inicial. São também crimes difíceis de investigar, pois os criminosos podem estar em qualquer parte do mundo e usam ligações à internet que tornam quase impossível a sua localização. Apesar das queixas e das investigações desenvolvidas ainda ninguém foi detido.

A melhor estratégia de combate à sextorsion parece ser, portanto, a prevenção. A GNR preparou um pequeno vídeo com óbvio interesse para a abordagem pedagógica da extorsão sexual visando adolescentes. A ver, a partilhar e a usar em contexto de aula, se for caso disso.

 

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s