Como acabar de vez com o abandono escolar

2016_trai-14-et-monitor-infographics-pt-web-ppt4-01

Portugal reduziu a taxa de abandono escolar precoce em 6,8 pontos percentuais, para os 13,7% entre 2012 e 2015, um valor acima da média da União Europeia (11%), segundo dados hoje publicados pela Comissão Europeia.

Segundo a edição deste ano do Monitor da Educação e da Formação, não só diminuiu a taxa de abandono precoce dos sistemas de ensino e de formação em Portugal nos estudantes entre os 18 e os 24 anos, como aumentou, entre 2012 e 2015, a taxa de conclusão dos estudos superiores (30-34 anos) dos 27,8% para os 31,9% (UE 38,7%).

As instituições europeias consideram abandono escolar precoce a situação de todos os jovens entre os 18 e os 24 anos que não concluíram o ensino secundário. E propõem como meta que 40% destes jovens possam ingressar no ensino superior.

Ora bem, ao elevar para os 18 anos e o 12º ano de escolaridade o ensino obrigatório, deu-se um grande passo, entre nós, para reduzir o abandono escolar: obrigados a andar na escola, os jovens por lá foram ficando, embora nem sempre motivados ou bem sucedidos nos estudos. Mas sobra um problema: há muitos que não gostam de andar na escola que, feitos os 18 anos, se vão embora sem terem terminado o ensino secundário. E são esses que colocam Portugal num lugar ainda pouco lisonjeiro, apesar dos progressos recentes que nos retiraram do fundo da tabela.

Contudo, se eliminarmos, ou reduzirmos a um nível residual, as retenções, mesmo os alunos com fraco aproveitamento terão possibilidade de concluir o ensino secundário até aos 18 anos, não sendo contabilizados nos números do abandono escolar precoce. E eis como acabar com as retenções no ensino obrigatório nos pode permitir marcar ainda mais pontos nas estatísticas internacionais sobre educação.

Quanto à de taxa de adultos que concluíram estudos superiores, que também tem aumentado, repare-se na disparidade de números: há quase o dobro de mulheres diplomadas relativamente aos homens, algo que empiricamente há muito se ia constatando.

2016_TRAI 14 ET monitor infographics-PT-web-ppt4-05.png

O estudo completo está aqui.

Anúncios

One thought on “Como acabar de vez com o abandono escolar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s