Os manuais escolares do 1º ciclo…

…Afinal podem ser escritos, desenhados, pintados e colados. Pois foram concebidos para os miúdos fazerem neles todas essas coisas e têm espaços destinados aos exercícios.

manual1ceb.JPGOs manuais escolares do seu filho começam a estar escritos à mão? E têm desenhos pintados ou gravuras coladas? Não se preocupe que não será por isso que, no final do ano lectivo, terá de pagar pelos manuais do 1.º ano que este ano foram distribuídos gratuitamente. Esta é a indicação que o Ministério da Educação (ME) já deu às escolas, segundo uma nota da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares a que o PÚBLICO teve acesso.

Claro que um livro usado desta forma não poderá ser reaproveitado no ano seguinte por outro aluno, pelo que não faz sentido a norma que manda os pais devolvê-lo no fim do ano lectivo.

Talvez fosse mais simples, da parte do ministério, assumirem que se precipitaram quando procuraram responsabilizar os pais pela devolução dos livros em bom estado, do que andarem agora com desculpas rebuscadas em torno da “cultura de responsabilização”. Que é como quem diz, os livros podem vir usados mas não muito estragados. Não os poderemos reutilizar mas também não os queremos dar aos alunos como recordação do seu primeiro ano de escola.  Não faz sentido.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s