O caso das falsas licenciaturas

lying-politician.jpgDeste caso que já se discute há demasiado tempo, o do chefe de gabinete que colocou no currículo publicado em Diário da República duas licenciaturas que não possuía, acabou por ninguém sair bem na fotografia.

O chefe de gabinete evidenciou um defeito de muitos políticos profissionais, o de valorizarem o canudo universitário mas não terem a força anímica de que falava o outro para o obterem, estudando e acabando o curso em tempo útil. Daí à tentação de aldrabar o currículo vai apenas um passo, e só não sei se é o sentimento de impunidade ou a mera estupidez que os impede de perceber quão facilmente serão apanhados na mentira.

O secretário de Estado, que andou a dar o dito por não dito, que foi parco em palavras quando se demitiu e fabrica agora sucessivas versões dos acontecimentos, provavelmente dividido entre a vontade de queimar o ministro com quem se incompatibilizou e a fidelidade partidária que é essencial manter caso ainda haja a expectativa de novos e mais altos voos na política.

O ministro, que deveria ter mais do que fazer do que interferir na composição e no funcionamento do gabinete de um secretário de Estado, onde só faz sentido que entrem e permaneçam pessoas da estrita confiança pessoal e política do próprio governante.

Finalmente, a comunicação social que vai cozendo o assunto em lume brando, explorando os silêncios e as contradições dos intervenientes, poderá estar a servir bem a agenda daqueles a quem interessa explorar todas as situações que possam fragilizar e desgastar o governo. Duvido que as sucessivas e irrelevantes não-notícias sejam exemplos de bom jornalismo.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s