Mudanças curriculares: dar voz aos alunos

tbrodrigues-e-aluno.jpegO Ministério da Educação promove, no dia 4 de novembro, uma conferência inovadora intitulada «A voz dos alunos», com o objetivo de ouvir os estudantes do ensino básico e secundário sobre a composição do seu currículo e aproveitamento das aprendizagens.

Para o evento de dia 4 de novembro foram convidados alunos de várias escolas, divididos em cinco grupos: 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo, secundário (científico-humanístico e profissional) e pós-secundário (alunos que estão a frequentar o ensino superior).

Estes alunos participarão, durante a manhã, em workshops de discussão, nos quais serão convidados a refletir sobre a sua experiência escolar e a responder a perguntas como:

Durante a tarde, as conclusões dos grupos serão apresentadas e comentadas pelos moderadores das mesas da Conferência de abril protagonizada pelas associações de professores.

No final da conferência, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, será o moderador de um painel cujos protagonistas serão, de novo, os estudantes.

Nestas audições alargadas que o ME anda a promover, antes de tomar decisões em matéria de reorganização curricular, uma área tão sensível quanto estruturante do sistema educativo, calhou agora a vez dos representantes dos alunos. Uma iniciativa que decorre hoje em Leiria e que o próprio ministério considera inovadora pois nunca se terá feito, nestes moldes, algo de semelhante.

Não sei se deva partilhar do cepticismo, talvez excessivo, do Paulo Guinote, que no início da semana achava já que as mudanças curriculares estão mais do que decididas, e que isto é apenas a encenação de alguma abertura às bases. Ainda assim, tenho alguma curiosidade em saber o que dirão as crianças e jovens hoje chamados ao debate e que conclusões se tirarão da iniciativa.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s