Mais professores para Timor

escola-dili.jpgQuando o ano letivo arrancar em Timor-Leste, no próximo mês de janeiro, as escolas portuguesas que integram a rede do projeto CAFE (Centros de Aprendizagem e Formação Escolar), terão pela primeira vez centenas de alunos matriculados no 7.º ano de escolaridade, alargando uma oferta desde o pré-escolar que já abrange perto de 6000 estudantes.

O alargamento ao 3.º ciclo é a principal novidade daquele que, apesar de alguns contratempos, tem sido um dos mais bem sucedidos projetos da cooperação portuguesa com este país, e vai implicar o recrutamento de dezenas de professores adicionais, estando já a correr um concurso através da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE).

Ao DN, o Ministério da Educação explicou que o atual concurso abrange “um total de 30 vagas imediatas e 160 em Bolsa de Reserva”. Estes docentes irão juntar-se aos 130 que estão já de serviço em Timor, com o estatuto de “agentes de cooperação”, cujos contratos anuais foram renovados. A maioria das vagas destina-se precisamente a dar cobertura a disciplinas do 3.º ciclo, nomeadamente: Português, Inglês, História, Matemática, Física e Química e Biologia e Geologia.

A boa receptividade dos timorenses ao sistema de ensino e aos professores portugueses, bem como a aposta estratégica de cooperação nesta área, fazem crer que este projecto se continuará a desenvolver, prevendo-se que a próxima meta seja a oferta do ensino secundário nas escolas portuguesas de Timor, que neste momento só funciona na escola de Dili.

Segundo o DN, os professores que forem contratados irão ganhar cerca de 2000 euros mensais, sendo pouco mais de metade desta verba paga pelo Estado português e o restante pelo Governo de Timor. Para os eventuais interessados, o Aviso de Abertura encontra-se aqui.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s