A educação nas presidenciais dos EUA

presidential-education_wp-1200.jpg

O New Yorker procurou perceber como é que o tema educação tem estado presente na campanha dos dois principais candidatos às eleições presidenciais dos EUA, e a conclusão a que chegou é que se trata de um assunto, regra geral, ausente do discurso dos candidatos. Como aliás, quase sempre, sucede também em Portugal.

E não deveria ser assim, até porque, se o país tem alguns dos melhores colégios e universidades do mundo, a escola pública enfrenta múltiplas dificuldades, que vão desde a definição de um currículo comum até a problemas graves de segregação, insucesso e abandono que afectam sobretudo as franjas mais desfavorecidas da sociedade e que assumem especial gravidade numa sociedade onde as clivagens e desigualdades sociais se têm acentuado.

Hillary Clinton até tem conhecimentos e alguma experiência em política educativa, adquirida sobretudo quando o marido foi governador do Arkansas e ela esteve envolvida num programa para a promoção do ensino nas escolas públicas e a melhoria dos resultados escolares. Já para Trump o tema define-se mais pela negativa, pois é sobretudo falta de educação o que ele tem demonstrado ao longo da sua campanha suja e demagógica. Embora também tenha, ele próprio, o seu diploma universitário, obtido numa das school-of-business lá do sítio.

Finalmente, e sendo a baixo nível desta campanha uma característica apontada por quase todos os analistas, importa também perceber como falam os candidatos ao eleitorado. Sabemos que o eleitor médio nos EUA não se dá com discursos muito elaborados e prefere ideias simples e assertivas, pelo que os candidatos tentam fazer-lhes a vontade. Ora neste caminho da simplificação e empobrecimento do discurso, parece que Trump assume clara vantagem: segundo um estudo académico que analisou o vocabulário e a sintaxe utilizados pelos candidatos, Hillary dirige-se a um eleitor que tenha o 9º ano de escolaridade. Já a converseta de Donald Trump se mostra acessível a qualquer pessoa com apenas seis anos de escola…

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s