Os salários milionários na Caixa

O primeiro-ministro admitiu, esta noite, que o nível dos salários da nova administração da Caixa Geral de Depósitos pode ser “muito impopular”, mas defende que só assim é possível o banco público ter uma gestão “capaz, competente e profissional”.

1081992.jpg

Faz-me uma certa confusão como é que, em determinadas profissões, ter um ordenado milionário é considerado condição essencial para desempenharem bem as funções que lhes são confiadas.

No caso da banca portuguesa, a perplexidade aumenta quando reparamos na péssima gestão que tem sido feita na maioria dos bancos, descapitalizados e recheados de crédito mal parado. Os gestores do BES, do BPP, do BPN, do BANIF e de mais alguns cujas imparidades ainda nos hão-de cair em cima eram todos pagos a preços de mercado. E deu no que deu.

Acredito que pagar bons salários é uma forma eficaz de atrair, conservar e motivar bons profissionais, e lamento que seja uma prática tão pouco seguida pelos nossos patrões e gestores, bem mais generosos quando são os seus próprios vencimentos e regalias que estão em causa.

Pagar ordenados milionários como os que são anunciados para a CGD não sei se atrairá os melhores gestores bancários, mas seguramente chamará pessoas ambiciosas. Atraídas não pelo desafio que terão pela frente mas pelo dinheiro que irão ganhar naquelas funções.

Ora eu serei talvez um lírico nestas coisas, mas continuo a achar que na gestão dos serviços públicos devem estar acima de tudo pessoas imbuídas da noção de serviço público. Dispostas a servir, sendo para isso condignamente remuneradas, e não a servir-se.

E acho que haverá alguma dose de sensatez na minha maneira de pensar, se tomarmos em conta o quanto a ganância e o excesso de ambição de accionistas e administradores contribuíram para a ruína de boa parte da banca privada, que em Portugal e noutros países tem vindo a ser salva pelos contribuintes desde a crise financeira de 2008.

Anúncios

2 thoughts on “Os salários milionários na Caixa

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s