O que fazer com os manuais escolares?

manuais[1]A política dos manuais escolares em Portugal, e os rios de tinta que tem feito correr nos últimos anos, lembram cada vez mais a história do velho, do rapaz e do burro: nada do que se faça está bem, e sempre que se muda atendendo às críticas feitas, o que antes se fazia é que estava bem feito.

Durante décadas, contestou-se a curta vigência dos manuais: as mudanças frequentes dos livros adoptados em cada escola levavam a queixas recorrentes das famílias, que não conseguiam aproveitar o livro de um irmão mais velho, um primo ou um amigo porque passado um ano ou dois o manual já era diferente.

Os prazos de vigência dos manuais foram entretanto dilatados para seis anos, mas os problemas continuaram: cada novo governo fazia as suas mexidas nos programas em vigor, obrigando à feitura de novos manuais. Ou então eram as editoras que, a pretexto de corrigir erros ou actualizar cientificamente os textos, introduziam pequenas alterações, suficientes para alterar a paginação e dar a ilusão de que os livros antigos se tornavam inaproveitáveis. E as queixas com a elevada despesa com os livros escolares continuaram.

Até que chegou um governo que quis resolver radicalmente a questão: os livros seriam oferecidos aos alunos, para começar apenas aos do 1º ano, progressivamente aos restantes, apenas com a condição de os devolverem em estado de serem reutilizados no final do ano. Caiu o Carmo e a Trindade: os manuais que antes, quando eram pagos pelos pais, se queria reaproveitar, agora que são fornecidos pelo Estado já deveriam poder ser usados despreocupadamente.

Agora até já daria jeito que as adopções de manuais fossem feitas todos os anos: seria o pretexto para poder mandar para o lixo, sem ter de os pagar, os livros fornecidos.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s