Imaturidade e retenções

ralhando.gifAgora que andam para aí a encomendar e a apresentar catadupas de estudos sobre o sucesso/insucesso escolar, interessa-me chamar a atenção para uma perspectiva do problema que raramente é considerada.

Um número apreciável dos nossos alunos sofre pelo menos uma retenção no ensino básico, que sendo em regra determinada pela acumulação de atrasos ou dificuldades na aprendizagem se conjuga frequentemente com alguma imaturidade notada pelos professores, que constatam a infantilidade de um miúdo quando comparado com os colegas. E percebem que aquele miúdo estaria mais bem integrado numa turma de crianças um ano mais novas.

Não surpreendentemente, muitas destas crianças entraram na escola com os seis anos incompletos, e uma retenção pode beneficiar o seu percurso escolar daí em diante, de tal forma que não voltam mais a ficar retidas.

Ora o que isto nos devia levar a questionar é se o início da escolarização está a ser feito da forma e na altura certa. Se não haverá um desfasamento entre aquilo que se espera das crianças nos primeiros anos de escolaridade e o que elas são capazes ou estão motivadas para alcançar.

Na Finlândia, cujo sistema educativo tem sido referência a nível europeu, o ensino básico inicia-se aos sete anos. Em relação aos nossos, os miúdos ganham mais um ano de brincadeira antes de começarem a escola a sério, mas essa aparente desvantagem depressa é compensada pelo facto de, sendo um pouco mais crescidos, aprenderem também a um ritmo mais rápido.

Por cá, insistimos em ensinar a ler a alguns miúdos de cinco ou seis anos que ainda não estão para aí virados, criando problemas que se resolveriam naturalmente se os deixássemos crescer um pouco mais e desenvolver plenamente os mecanismos mentais necessários à leitura, à escrita e ao cálculo antes de os envolvermos nestas aprendizagens.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s