Perfil dos professores

professor-idosoEvocando o Dia Mundial dos Professores, o DN traça, a partir de alguns dados estatísticos recentes e do testemunho da professora do 1º ciclo Teresa Costa, 59 anos de idade, 36 de serviço, um retrato possível do presente e do futuro da profissão.

Num grau de ensino no qual, de acordo com O Perfil dos Professor 2014/2015, do ministério da Educação, 86,6% dos docentes são mulheres (o que ainda assim nos coloca abaixo da média da OCDE) – só há mais na pré-primária, em que são uns impressionantes 99,1%, contra 72,3% nos segundo ciclo e 71,6% no terceiro ciclo e secundário – Teresa é parte dos 33,1% mais velhos; só 1,4% têm menos de 30 anos, 30,4% têm entre 30 e 39 e 35,2% entre 40 e 49. Um valor um pouco acima da média da OCDE (31% dos professores primários têm mais de 50 anos), em contraste com o facto de sermos o segundo país, depois de Itália, com menos docentes neste grau menores de trinta. “Os professores do primeiro ciclo estão envelhecidos. Se calhar não era normal a reforma ser aos 52, como era até há 10 anos. Mas ensinar até aos 66? Acho que não faz sentido.” O que faria sentido, então? “Até aos 60, talvez. As pessoas a partir de uma certa idade perdem uma série de capacidades para estar perante crianças. Até em termos físicos. São cinco horas consecutivas com alunos na sala de aula: ó professora isto, ó professora aquilo…” Suspira. “Quando assinei o meu contrato tinha de dar 32 ou 34, já nem sei, anos de serviço… Precisamos de injetar sangue novo no sistema, boa disposição, alegria.”

Estagnação de carreiras e salários, aumento da idade de aposentação, envelhecimento e ausência de renovação geracional na docência, aumento das exigências e desafios da profissão, a par de um crescente desfasamento da organização escolar e das práticas pedagógicas face às mudanças sociais e às expectativas e exigências das famílias: não é claro o futuro da escola, tal como a conhecemos, nem será fácil, hoje e nos tempos mais próximos, a profissão de professor.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s