Novamente os chumbos

chumbo_2_1_1_1_1_1_1_1_1_1_1_1.jpgUm estudo desenvolvido pelo projeto aQeduto revela que os alunos repetentes do 9.º ano têm piores resultados do que aqueles que nunca chumbaram, apresentando Portugal com uma taxa de retenção de 34%, relativamente a 4% da Finlândia.

A partir de uma amostra de sete países (Holanda, Luxemburgo, Espanha, Irlanda, Dinamarca, Portugal e Finlândia), os autores do trabalho concluem que chumbar “não parece contribuir” para que os alunos melhorem as suas aprendizagens em nenhum dos domínios avaliados: matemática, leitura e ciências.

“Na generalidade dos países, incluindo Portugal, os alunos que frequentam o 9.º ano por terem chumbado apresentam piores resultados em todos os domínios do que os seus pares que também frequentam o 9.º ano, mas que nunca chumbaram”, lê-se no documento, discutido nesta segunda-feira no Conselho Nacional de Educação (CNE), em Lisboa.

Que os alunos que já reprovaram pelo menos uma vez são mais fracos do que a média, parece-me lógico e evidente: precisamente por terem dificuldades é que ficaram retidos. O que seria importante perceber, e é por aí que se veriam as vantagens ou desvantagens das retenções, é se estes alunos mais fracos não teriam ainda mais dificuldades caso nunca tivessem ficado retidos.

Mas percebo a dificuldade de investigar o que seria se não tivesse sido. Mais fácil é fazer estudos mastigando as mesmas estatísticas de sempre em vez de produzir investigação original, eventualmente susceptível de perturbar os consensos que laboriosamente se vêem a construir.

Quanto ao resto, e depois de já termos todos entendido a mensagem, pela enésima vez repetida, de que não há a mínima vantagem educativa nas retenções, continuo a aguardar, da parte do poder político e das suas influências e adjacências, o normativo legal que ilegalize de vez as retenções e imponha a transição de ano obrigatória.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.