Arranque do ano lectivo a duas velocidades

joao-costa.JPGIniciado o período de abertura oficial do ano lectivo, e embora a grande maioria das escolas só tenha aulas a sério lá para o final da próxima semana, a equipa política do ME já anda por aí, na habitual tarefa desta altura do ano, a de nos convencerem de que o ano lectivo está a arrancar dentro da normalidade.

Neste afã, destaca-se especialmente o secretário de Estado João Costa, que não perde oportunidade para falar da menina dos seus olhos, o PNPSE, projecto que recupera ideias de há dez ou vinte anos sobre o direito dos alunos ao sucesso e as culpas das escolas e dos professores que não o propiciarem a todos os seus alunos:

A prioridade é o acompanhamento e a concretização do Plano Nacional para Promoção do Sucesso Escolar. As escolas vão desenvolver os seus planos, para os quais estamos a afetar recursos humanos. O ministério vai lançar, ao longo do ano, cerca de duas dezenas de ações de formação contínua e dotar os Centros de Formação dos Agrupamentos de Escolas para poderem executar os planos de formação e fornecer formação gratuita aos docentes, em articulação com Instituições de Ensino Superior. Ao longo do ano, será discutido e desenhado o perfil de competências do aluno, a partir do qual se efetivará a flexibilização da gestão curricular, na construção de um currículo que potencia a inclusão.

Sobre outras matérias bem mais estruturantes de um verdadeiro sucesso, como a colocação atempada do pessoal auxiliar, já João Costa não consegue ser tão eloquente:

No dia em que arranca o ano letivo 2016/2017, o secretário de Estado da Educação explicou na TSF, que ainda está a ser feito “um levantamento exaustivo das necessidades” que levará, “em conjunto com o Ministério das Finanças, à realização de novos contratos de assistentes”.

O que isto quer dizer, em bom Português, é que a contratação de pessoal está atrasada e não sabem dizer quando ficará concluída. Bem mais fácil é o investimento em mais burocracia eduquesa, com a vantagem suplementar de serem as escolas a fazê-la.

Anúncios

2 thoughts on “Arranque do ano lectivo a duas velocidades

  1. Não concordo nada consigo. Tenho seguido várias intervenções do Secretário de Estado, por ter participado em várias sessões em que ele esteve. A primeira foi a conferência do IAVE, a última foi esta semana em Portalegre.
    Devo dizer que não tenho memória (e já são muitos anos) de termos um governante tão profundamente conhecedor do setor e com um discurso tão coerente. Há muito pensamento e a ser verdade o que ele diz estão a pôr dinheiro no PNPSE.
    Eu acho muito bem sermos nós a decidir estratégias de atuação sem serem impostas todas iguais. Já fazia falta. Fiquei contente com as Orientações de Gestão para a Matemática, pela reação da minha colega que representa o departamento no Pedagógico. Acho que é uma lufada de ar fresco termos alguém que compreende a escola e sabe o que está a fazer.
    O Ministro já não me entusiasma tanto, mas parece ter escolhido dois Secretários de Estado muito acima da média.

    Gostar

    • Acredite que ficarei satisfeito se tiver de reconhecer que algum do meu cepticismo nesta fase foi infundado.

      Mas o que noto, e por isso escrevi este post, é que se começou cedo e andou depressa a responsabilizar as escolas, enquanto que, no que toca a responsabilidades do ministério, a ordem é andar devagar e com todas as cautelas. Sobretudo no que envolve dinheiro.

      As escolas andam desde Junho a toque de caixa a preparar planos de acção estratégica. O ministério, no dia da abertura oficial do ano lectivo, anuncia que ainda está a fazer o levantamento das necessidades do pessoal não docente, como se abrir escolas aos alunos sem os funcionários necessários fosse um pormenor irrelevante. São estas as “duas velocidades” que critico

      Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s