O governo vai às escolas

costa-tbr.JPGO primeiro-ministro, António Costa, e mais 27 membros do Governo (15 ministros e 12 secretários de Estado) voltam à escola, na quarta-feira, dia 14, para assinalar o início do ano lectivo. Muitos visitam as escolas em que estudaram ou então outras cujo projecto educativo é “particularmente relevante”, faz saber o Ministério da Educação em comunicado.

De 9 a 15 de Setembro, os 811 agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas da rede pública abrem as portas “para um ano que se pretende de sucesso para os cerca de 1,2 milhões de estudantes do país”, informa o ministério de Tiago Brandão Rodrigues.

Sem grandes promessas nem investimentos previstos para a educação, nem sequer ideias originais e criativas para a promoção do sucesso escolar, que vai ser feita com receitas requentadas do século passado, o governo aposta na propaganda e na acção de charme que levará, no dia 14, um corrupio de ministros e secretários a visitar mais de 40 escolas.

Entretanto, tratarão também de negócios, como nos faz saber o Público, que refere os acordos que serão assinados com um conjunto de câmaras municipais do Alto Minho para a execução de vários investimentos públicos em escolas da região, num valor global de 1 milhões de euros.

O Portugal 2020, programa de financiamento comunitário que parece privilegiar os investimentos feitos através das autarquias, justifica provavelmente esta conjugação de interesses de autarcas e governantes em torno da Educação, uma área onde as câmaras sempre se mostraram pouco interessadas em actuar e os governos nunca combateram eficazmente a tradição centralista.

Claro que estando em jogo a captação de milhões de euros de ajudas comunitárias tudo muda de figura, e as vocações pedagógicas nas autarquias florescem em proporção com a espessura do envelope financeiro…

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s