Sair do Euro

stiglitz.JPGProvocaram alguma agitação as declarações recentes de Joseph Stiglitz, ao sugerir a saída de Portugal do Euro, tendo em conta os custos e as exigências que a integração na zona Euro impõe à economia portuguesa.

É que por cá, a pertença ao Euro e ao pelotão da frente da integração europeia tem sido vista como um dogma inquestionável, pouco se parando para reflectir e fazer o balanço dos custos e benefícios de uma opção que alguns já reconhecem ter sido precipitada. Mas as afirmações heréticas do Prémio Nobel da Economia até terão razão de ser, como explica Mariana Mortágua, com a habitual clareza e concisão, na sua crónica do JN:

Pois bem, a heresia de Stiglitz está correta. Seria sempre difícil criar um processo de convergência entre economias tão diferentes. Mas fazê-lo sem qualquer controlo sobre os fluxos financeiros, sem um Banco Central capaz de atuar quando necessário, sem autonomia orçamental ou económica, é impossível. A integração monetária retirou quase todos os instrumentos de política económica, e os que restavam foram destruídos pela austeridade pós-crise. Isto sem falar, é claro, dos permanentes ataques às democracias nacionais, disfarçados de regras europeias, que a maioria prefere naturalizar para não ter de reconhecer a maior evidência: a União Europeia não é um espaço democrático.

Os partidos de direita, ao comando das instituições europeias e da maioria dos governos nacionais, impõem a sua linha política e não deixam espaço a políticas alternativas que poderiam reverter o desastre económico e social em que o neoliberalismo está a afundar a Europa.

O rumo da recessão, da austeridade e do endividamento, em vez de se adoptarem outros instrumentos de política económica, de se promover o investimento público e se renegociar as dívidas, está a destruir a união económica e monetária e à levar à desagregação do projecto europeu, da qual começamos a ter sinais mais do que evidentes.

Estaremos ainda a tempo de arrepiar caminho?

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s