A polémica contratação de escola

cunhas.jpg“Não é nada descabido que as escolas possam contratar os seus professores e que também tenham uma palavra a dizer na recondução dos contratados no ano seguinte, tendo em vista a estabilidade do corpo docente e dos projetos que muitas vezes se começam e não continuam no ano seguinte”, defende Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE). Os diretores defendem uma autonomia em que lhes seja possível “escolher pelo menos alguns professores”.

Mário Nogueira defende que a contratação geral feita neste ano “provou que a Bolsa de Contratação de Escola [BCE] não serve para nada”. “Com a colocação geral não há critérios discricionários”, acrescenta.

Unidos na necessidade de promover o rejuvenescimento da classe docente, facilitando a entrada de jovens professores – o que, num contexto de declínio demográfico, só é possível a curto prazo antecipando a idade da reforma dos professores mais antigos – sindicatos e directores divergem, como se vê, na questão da contratação de escola.

Percebo a posição dos directores: com o fim da BCE deixaram de poder interferir na escolha dos professores contratados que queriam nas suas escolas e acham que, havendo muitos candidatos e podendo escolher, conseguiriam ter melhores profissionais na sua escola.

Contudo, a experiência da BCE e de outras modalidades de contratação a nível de escola o que mostram também é o aparecimento de favorecimentos pessoais, critérios de selecção feitos à medida do candidato pretendido, entre outras práticas imorais e ilegais.

A graduação profissional não diz quem é bom professor, afirma Filinto Lima. Pois não, mas ser amigo ou conhecido do Director ou de alguém com influência junto da Direcção também não é garantia de ser melhor do que qualquer outro candidato sem padrinho.

Pessoalmente, nunca escolhi os meus alunos e tento dar o meu melhor, como professor, com todos os que me são confiados. Por isso, sempre me fizeram alguma confusão estes directores que acham que só lhes poderão exigir um bom trabalho se puderem escolher os professores que irão trabalhar na sua escola.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s