À espera da mobilidade por doença

keep-calm-and-just-wait.pngDois dias depois de divulgada a lista de colocação de mais de sete mil docentes, em cima do arranque do ano letivo, aguarda-se ainda a lista dos que concorreram a uma colocação ao abrigo da mobilidade por doença. Entretanto, muitos deles já ficaram colocados noutras escolas, onde têm de se apresentar, a centenas de quilómetros de distância de casa, sabendo que, muito provavelmente, não vão ocupar a vaga por motivo de doença.

No ano passado, a mobilidade por doença mais cedo do que a mobilidade geral, tendo daí resultado a diminuição de horários a concurso para esta última, uma vez que as escolas receberam indicações para distribuir componente lectiva a alguns dos professores deslocados por motivo de doença. Isto originou menos vagas para os professores dos QZP, tendo muitos deles sido colocados muito mais longe do que era habitual. E alguns destes acabaram também por invocar razões de saúde que lhes permitiram vir para perto de casa.

Pois bem, este ano, para evitar confusões, o ministério resolveu protelar a saída dos destacamentos por doença, mas também não parece ter sido boa ideia: os professores que aguardam colocação têm de se ir apresentar a escolas onde em princípio não irão ficar. E os lugares destes professores terão de ser novamente postos a concurso, levando a colocações tardias de professores em todos estes lugares. O que seria perfeitamente evitável se houvesse articulação entre as duas formas de mobilidade interna, de forma a recuperar automaticamente as vagas abertas pelo destacamento por doença.

Nem antes, nem depois: o modelo das colocações às pinguinhas não serve. O ideal seria mesmo que as colocações saíssem todas ao mesmo tempo, para que todos – professores e escolas – se pudessem atempadamente organizar. E mais cedo, de preferência.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s