Em Sobreira Formosa, o colégio vai fechar

Sobreiraf.gifO diretor do Instituto de São Tiago, em Proença-a-Nova, comunicou esta quinta-feira ao presidente da Câmara, João Lobo, que o colégio, atualmente com cerca de 60 alunos, não vai abrir portas. A decisão deverá ser hoje comunicada a pais, professores e funcionários.

O colégio foi um dos visados nos cortes do financiamento de turmas de início de ciclo decididas pelo Governo em maio. De acordo com João Lobo, até ao ano passado, o colégio tinha uma turma financiada por cada ano, entre o 5.º e o 12.º anos, e este ano letivo teria apenas financiamento para uma.

Sobreira Formosa é, tal como Cernache do Bonjardim, referida no post anterior, uma pequena povoação do Pinhal Interior onde o reduzido número de alunos desaconselha a manutenção de uma escola básica e secundária, tanto por razões pedagógicas como de racionalidade económica.

Só que, enquanto na vila do concelho da Sertã, a câmara decide enterrar o dinheiro dos contribuintes num projecto privado economicamente inviável, em Sobreira Formosa o Instituto de São Tiago irá mesmo fechar.

E aqui haverá muito pouco mais a acrescentar. Talvez apenas notar que, com apenas 60 alunos do 5º ao 12º ano, qualquer escola pública em idênticas condições já teria sido encerrada pelo ministério há muito tempo.

Depois da Cooperativa Ancorensis de Vila Praia de Âncora, este é o segundo encerramento anunciado entre as escolas que perderam financiamento estatal.

 

Anúncios

One thought on “Em Sobreira Formosa, o colégio vai fechar

  1. O senhor sabe do que fala? Esta é a região mais envelhecida da Europa encerrar este colégio é o fim da vila de Cernache do Bonjardim, mais este colégio existia antes da escola pública na sede de concelho que fica a mais de 10 km’s, acrescenta-se o facto de o “estudo” feito pelo governo ser feito num gabinete do Terreiro do Paço, sem conhecer minimamente esta realidade.

    A Câmara substitui o poder central já que este não defende as populações, mais se acrescente a moção foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Municipal e aclamação por PS, PSD e CDS. Falar sem saber é de facto um grande erro.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s