Só posso subscrever

Cartoon[1]…Estas palavras de São José Almeida, de um artigo de opinião ontem divulgado no Público.

Foi claro ao longo dos últimos 15 anos uma aposta na destruturação da carreira docente e no ataque à dignidade profissional dos professores, a obsessão até na humilhação de uma classe laboral. Recorde-se o que foi a campanha de descredibilização pública dos professores levada a cabo nos governos de José Sócrates, que foi prosseguida com igual afã no executivo liderado por Pedro Passos Coelho. […]

É aos professores que compete dar alma, dar substância ao sistema de ensino. Sem professores que se sintam dignificados e respeitados no desempenho da sua profissão não há ensino que funcione e que seja um investimento no futuro. 

Quinze anos de humilhações a todos os níveis são demasiado tempo, pelo que convém ir lembrando o que a memória curta dos Homens tende a esquecer. Sobretudo o verdadeiro pacto de regime entre PS e PSD para se virarem com sucesso contra uma classe profissional que apesar de tudo reunia um conjunto de atributos que começam a rarear no mundo do trabalho: formação científica e pedagógica, autonomia profissional, prestígio social e carreira profissional.

Claro que, passados estes anos, a confiança dos portugueses nos professores dos seus filhos continua a ser muito superior à que têm nos políticos dos vários partidos, o que significa que a cruzada anti-docentes não trouxe, para os seus mentores e apoiantes, a posição política que almejariam.

Quanto a perdas, e tendo em conta a importância social e cultural dos professores, pode seguramente dizer-se que esta batalha a perdemos todos.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s