Estes tipos nunca mais aprendem

liberty-770x433.jpgQuem o diz é o insuspeito Wall Street Journal, e não se se está a referir a algum país do Terceiro Mundo minado pela miséria e pela corrupção, mas sim à União Europeia, uma zona com potencial para ser o espaço económico mais próspero do mundo:

O Wall Street Journal é particularmente cáustico para com a União Europeia: “os ministros das Finanças da União Europeia continuam a punir os países por fazerem aquilo que funciona”, afirma o jornal norte-americano no seu editorial de ontem.

“Estes tipos nunca mais aprendem” prossegue o jornal especializado na área financeira sustentando que os problemas fundamentais da Europa não estão nos défices orçamentais mas na falta de crescimento económico. Consequentemente afirmam ter dificuldade em compreender que a União penalize os governos que tentem aliviar a carga fiscal para promover o crescimento.

Assim, “numa próxima reunião os ministros das finanças, em vez de penalizar quem reduz impostos, deviam sentar-se a planear uma estratégia para o crescimento” conclui o jornal.

Este fundamentalismo em torno das receitas monetaristas e neoliberais a que já nos habituámos, continua a ser visto com estupefacção por quem, olhando de fora, se apercebe da profunda irracionalidade de um sistema que simplesmente não funciona.

Uma União Europeia que em vez de criar condições para que todas as economias nacionais e regionais cresçam e se complementem, continua a apostar numa autofagia suicida, em que as economias ricas do norte se alimentam do empobrecimento dos países do sul e das periferias. A prazo, todo o organismo estará condenado a definhar.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s