A Europa da austeridade não funciona

crise[1].jpgMartin Schultz, o “alemão bom” que preside ao Parlamento Europeu, já tinha reconhecido que o neoliberalismo austeritário está a conduzir a Europa ao desastre. O crescimento eleitoral da direita populista e xenófoba ou a hipótese cada vez mais provável de saída do Reino Unido da União Europeia são sintomas de que há algo de profundamente errado nas políticas europeias, e de que esta Europa, austeritária e antidemocrática, nada traz de positivo aos povos europeus:

Estou convencido de que muita gente que vota nestes partidos dos extremos, seja à direita ou à esquerda – mas, sobretudo, os que votam à direita – não correspondem ao núcleo duro dos extremistas. É um voto de desespero e de revolta, que torna necessário analisar quais são as razões que os movem. E as razões são que há na Europa, não apenas um sentimento de injustiça, mas uma realidade de injustiça. Se os governos pedem sacrifícios aos pais – menos salários, mais trabalho, mais impostos, menos serviços públicos –, dizendo-lhes, como diziam aos meus pais, que é para benefício dos seus filhos no futuro, eles compreendem. Agora, quando se lhes pede que aceitem estes sacrifícios para salvar os bancos e os seus filhos estão no desemprego, revoltam-se. Portanto, a resposta séria é organizar uma economia mais justa. Temos um crescimento considerável do grande capital nos últimos anos e, do outro lado, um aumento considerável da pobreza. Isso mostra que não vivemos numa sociedade justa e razoável. O acesso dos jovens ao mercado de trabalho é um enorme problema. Há regiões com 40 e 50% de jovens no desemprego. É catastrófico.

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, vem agora reforçar a ideia de Schultz, de que o referendo britânico deve ser aproveitado para reformar a União Europeia:

Independentemente do resultado, é preciso “fundar uma nova Europa, esta Europa baseada na austeridade não funciona”.

Passar das palavras às acções, eis apenas o que falta…

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s