40 mil? Nem metade foram!

Sabemos que não é fácil, em relação a uma manifestação de média ou grande dimensão, calcular o número aproximado de manifestantes. Normalmente há sempre um número, mais elevado, avançado pelos organizadores e outro, mais moderado, apresentado pelas forças da ordem.

minions

A comunicação social ouve uns e outros, observa o que se passa no terreno e tira, também, as suas conclusões. No caso concreto da manifestação dos minions, espantou-me que o número de 40 mil participantes divulgado pelos promotores não tenha sofrido qualquer contestação. Até mesmo terem previamente descido a fasquia para os 20 mil previstos, para depois a elevação para o dobro poder ser apresentada como um grande sucesso, mereceu reparos.

Mas felizmente há gente atenta a estas coisas, e tanto no Aventar como no Insónias houve quem recorresse ao Google Maps para medir a área em que os manifestantes se concentraram e, fazendo a partir das fotos do evento uma estimativa da densidade de ocupação do espaço, chegaram nas suas contas a uma conclusão semelhante: talvez 12 mil manifestantes ou, com muito boa vontade, 16 mil. Mas nunca os 40 mil reivindicados pelos colégios amarelos.

Razão tinham, afinal, para detestar os mapas do Google e as aldrabices que eles permitem descobrir rapidamente.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.