Liberalismo por conta do contribuinte

15572996_blbZt[1]Francisco Louçã lança um olhar divertido sobre o liberalismo à portuguesa, a propósito da luta encarniçada que têm travado contra a revisão dos contratos de associação dos colégios privados.

Estes liberais encostados ao Estado não se movem em defesa de um mercado livre da educação, onde empresários privados investiriam nos melhores projectos educativos, concorrendo entre si ao nível da qualidade e do preço, enquanto os consumidores, seduzidos pelas diferentes propostas, escolheriam a mais adequada à sua bolsa e às suas aspirações.

Temos assim as hostes liberais unidas, não na defesa da iniciativa, do risco e das leis do mercado, mas da obrigação de o Estado garantir, agora e para todo o sempre, o financiamento a um pequeno grupo de escolas privadas que concorrem deslealmente com a rede pública e com os privados que não recebem ajudas estatais.

Os liberais, que acarinharam em tempos a ideia do cheque-ensino, ou da “liberdade de escolha”, de modo que o Estado pagasse às famílias a colocação das crianças nos colégios privados – e portanto conduzindo ao fim do gasto com as escolas públicas, porventura extravagante na sua límpida visão orçamental – desistiram de tudo. A manigância exigia muito dinheiro, além de obrigar a fazer as contas, uma maçada, e podia ser que os mais remediados percebessem quanto iam pagar por esta educação da “iniciativa privada” e do gentlemanship. Tudo ficou simplificado com esta desistência, nem cheque nem liberdade de escolha, agora os liberais só querem mesmo é renda. Que o Estado abra os cordões à bolsa, esse é todo o programa da direita para este ramo de negócio.

 

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s