Aferir ou não aferir?

moedaoarParece que, e ao contrário do que muita gente pensa, ao Ministério não é indiferente que as escolas façam, ou não, provas de aferição:

“O Ministério da Educação tem uma preferência para que estas se realizem, mas entende que, por razões ponderosas, as escolas possam não o fazer”, especificou Alexandra Leitão, durante uma audição [parlamentar] de quase duas horas do ministro Tiago Brandão Rodrigues e dos seus secretários de Estado, que foi requerida pelo PSD, precisamente por causa do regime transitório aprovado pelo Governo.

O ME diz que não quer causar problemas ou constrangimentos às escolas e por isso optou pelo carácter facultativo das provas de aferição a realizar no presente ano, deixando aos directores a prerrogativa de decidir se as fazem ou não. Só que, no caso de não quererem fazer, terão de especificar as razões dessa decisão.

Pela minha parte, gostaria de ver as provas de aferição a ser realizadas na maioria das escolas. Embora esteja contra este afunilamento da política educativa em torno da avaliação externa e das aferições versus exames, e nesse sentido considere secundária a discussão que se tem vindo a travar, também não gostaria que a rejeição massiva das provas viesse a dar argumentos a quem diz que os professores não querem, na verdade, qualquer tipo de avaliação externa.

Rejeitar a introdução precoce de exames que a direita insiste em defender passa, na minha opinião, por encontrar formas alternativas de aferir externamente a qualidade das aprendizagens e as carências e dificuldades a solucionar. E as provas de aferição podem ser, a este nível, uma ferramenta útil e uma alternativa adequada às anteriores provas finais.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s