Para onde vai o dinheiro

lourde_crise-copy[1]Nos primeiros cinco meses do ano saíram de Portugal para paraísos fiscais 1.320 milhões de euros, para fugirem ao fisco. A média é de 9 milhões de euros por dia e a subida em relação a 2010 é de 700 por cento.

Agora é que era altura de chamarem aquele senhor que arranjou emprego no FMI e que enquanto ministro nos dizia que não-há-dinheiro, para nos explicar, muito de-va-ga-ri-nho, porque é que o dinheiro desaparece.

Quando o sistema económico e financeiro está construído para concentrar a riqueza nos que já são ricos, esmagando os rendimentos dos que vivem do seu trabalho ou dependem de prestações sociais, as dificuldades crescentes das classes médias e empobrecidas não poderão deixar de se agravar.

Quando o desporto favorito dos milionários que enriquecem em Portugal é retirar o dinheiro do país, é evidente que estaremos, por muitas austeridades e poupanças que façamos, condenados a empobrecer.

Mas controlar e taxar os movimentos de capitais é algo tão simples de fazer como o cerco fiscal que nos últimos anos tem sido construído em torno dos contribuintes portugueses e que torna praticamente impossível, a quem vive do seu trabalho, fugir ao pagamento de impostos.

Já acabar com os paraísos fiscais exigiria uma actuação coordenada das maiores economias e espaços económicos, o que mesmo assim só não se faz porque não há vontade política, ou seja, porque muitos políticos chegam ao poder graças a campanhas pagas com dinheiro sujo, enquanto outros almejam, depois de saírem, um lugar de serventuário bem remunerado do internacionalismo monetário.

Anúncios

One thought on “Para onde vai o dinheiro

  1. Este dinheiro dava para pagar, em menos de um mês, os 750 milhões que dizem que custaria a redução do número de alunos por turma.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s