Dos swaps aos fundos-abutre

maria-luis-albuquerque[1].jpgMaria Luís Albuquerque foi contratada para a administração de uma multinacional que se opera na área dos chamados “fundos-abutre” e que tem feito negócios com empresas detidas pelo Estado português, no qual, ainda há pouco mais de três meses, a nova administradora do grupo era ministra das Finanças.

O objectivo da sociedade, uma filial britânica do grupo norte-americano, é a aquisição com fortes descontos de activos detidos por sociedades financeiras, como créditos bancários ou divida pública. A seguir à reabilitação ou reestruturação esses activos são colocados à venda, com mais-valias. Em Portugal a empresa gere cerca de e 5,5 mil milhões de euros, tendo entre os seus clientes alguns dos principais bancos e seguradoras: Banif, Millennium BCP, Montepio, Santander, Banco Popular, entre outros. Maria Luís Albuquerque, nas suas funções de governante, tinha como competência a gestão de divida pública nacional e a salvaguarda do sector financeiro.

A Arrow Global Group PLC adquiriu  a meio do ano passado as sociedades portuguesas Whitestar Asset Solutions e a Gesphone, por 48 milhões e euros (a pagar em dois anos), cujos activos sob gestão em Portugal atingem 2300 milhões de euros. Em 2014 a Whitestar (gerida por John Calvão e João Ferreira Marques) comprou ao Banif cerca de 300 milhões de euros de crédito mal parado e com esta operação o banco obteve uma mais valia na ordem de 40 milhões. Em 2014, Maria Luís Albuquerque era a representante do maior accionista do Banif, o Estado português.

Não há entraves legais nem morais, não há éticas nem períodos de nojo para esta gente: interessa é aproveitar as boas oportunidades, e a da ministra dos “cofres cheios” abastecer agora os seus próprios cofres chegou agora. Nem sequer o lugar de deputada pretende largar.

E o que faz nem é novidade pois já Vítor Gaspar, depois de ter andado a negociar com o FMI enquanto ministro, também não se acanhou ao aceitar um cargo dirigente na instituição de topo do internacionalismo monetário pouco tempo depois de sair de funções.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s