Insucesso no 3º ciclo: descubra o seu distrito

Mais um estudo da DGEEC, o supergabinete de estatísticas do ME que fica como uma das imagens de marca da passagem de Nuno Crato pelo ministério: na falta de investimento estruturante, produz-se papel. Com a vantagem de, com estes PDFs virtuais, nem sequer ser preciso gastar papel verdadeiro para mostrar serviço – o ambiente agradece!

O estudo sobre Desigualdades Socioeconómicas e Resultados Escolares no 3º CEB diz-nos, no essencial, o que os mais atentos a estas coisas andam cansados de saber:

  • Que quanto mais elevada é a escolarização das mães, maior tende a ser o sucesso escolar dos filhos;
  • Que as carências económicas influem negativamente nos resultados escolares, uma vez que, estatisticamente, os alunos com escalão A do SASE têm maior insucesso do que os do escalão B e os mais bem sucedidos de todos são os que não têm apoio sócio-escolar.

Mas as mesmas estatísticas que apoiam estas generalizações também nos mostram o contrário disto tudo, pois as mães do distrito de Braga são em média menos escolarizadas do que as de Beja, e os resultados neste distrito do Alentejo são notoriamente inferiores. E quanto aos alunos apoiados pelos SASE, as percentagens são iguais em Setúbal e em Coimbra, mas neste último distrito os resultados são significativamente superiores. Como se pode ver no gráfico.

sucesso.jpg

Assim sendo, o que se pode concluir? Que a questão é complexa, que além das variáveis consideradas existem muitas mais, impossíveis de considerar estatisticamente, ou por não existirem dados ou por estes não se poderem quantificar: falamos aqui de percepções e valorizações da escola por parte das famílias, de especificidades do meio social e cultural e de muitos outros factores que não são captados nos boletins de renovação de matrícula que alimentam anualmente a base de dados do ME.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.