Lisboa

Seria mais ou menos assim há dois mil anos atrás: uma cidade da Lusitânia, província do Império Romano. Dá para perceber a importância da frente marítima, no estuário do Tejo, porta para o Atlântico que era nessa altura um dos limites do mundo conhecido. Distingue-se bem a colina do castelo, o núcleo da cidade que já existia antes da chegada dos Romanos, contrastando a expansão urbana para junto do rio e para a zona onde hoje se situa o Rossio, e onde os Romanos construíram um hipódromo que, juntamente com o teatro a meia-encosta, recentemente escavado, seriam os principais espaços de diversão da cidade romana.

Lisboa_ Romana

Pois os Romanos estão de volta a Lisboa, através de uma exposição a não perder:

Lusitânia Romana: Origem de Dois Povos, a exposição que acaba de ser inaugurada no Museu Nacional de Arqueologia (MNA), em Lisboa, viaja até este território pouco conhecido do império romano, que ocupava grande parte de Portugal, entre o Douro e o Algarve, a actual Extremadura espanhola e uma pequena porção da Andaluzia.

Ao todo reúne 207 peças, provenientes de 14 instituições portuguesas e cinco espanholas, distribuídas por dez núcleos que procuram contar quase 700 anos da história desta península que hoje se vê dividida entre dois países e que, na Antiguidade, deveu aos romanos a sua unidade política, cultural e administrativa.

Mais do que uma exposição de arqueologia, diz António Carvalho, director do MNA, Lusitânia Romana é uma mostra de antiguidade clássica, em que a escultura assume um papel de relevo. “Dificilmente voltaremos a reunir num mesmo local peças tão importantes para tantas instituições”, sublinha o arqueólogo, fazendo referência à presença de vários “tesouros nacionais” portugueses e espanhóis, que prometem “fazer o retrato de um território singular sobre o qual se sabe ainda muito pouco”, quando comparado com outros que integraram aquele que foi o primeiro império global da história.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s