A nota de Educação Física no Secundário

exercices009[1]Foi recentemente discutida na blogosfera docente, por aqui e por ali, a questão de contar ou não a nota de Educação Física para a média do Secundário.

Esta discussão pressupõe a obrigatoriedade de frequência da disciplina em todos os cursos, que actualmente existe, e deixaria de fazer sentido se essa situação fosse alterada. Mas creio que tal ideia não está na ordem do dia, sendo consensualmente reconhecidos os benefícios da disciplina na escola secundária, e que não se limitam à mera promoção da actividade física.

É aberrante, na minha maneira de ver, atribuir uma nota a uma disciplina, seja EF ou outra qualquer, e depois ela não contar para a média do curso. Discordo por isso da decisão que foi tomada há uns anos atrás, com base em queixas fundamentadas em casos concretos de alguns alunos que tinham excelentes médias nas disciplinas ditas “de estudo” mas não conseguiam, na Educação Física, e por mais que se esforçassem, alcançar classificações ao mesmo nível, pelo que a disciplina acabava por lhes baixar a média.

Mas não deixo de dar razão aos alunos que se sentiam injustiçados. Acho que a nota de EF deve contar como qualquer outra para a média do Secundário, mas entendo que os critérios de avaliação deveriam privilegiar, não as capacidades físicas ou a performance desportiva do aluno, mas acima de tudo o empenhamento demonstrado, o relacionamento com os colegas, o espírito de equipa, e outros parâmetros afins. Feita uma avaliação inicial daquilo de que cada aluno será capaz, é o seu esforço para atingir e manter esse nível que deve ser valorizado.

De fora da discussão deixei a candidatura ao ensino superior, por há muito achar que esta não deveria ser feita com base nas notas do Secundário, mas sim através de um processo autónomo da inteira responsabilidade das instituições de ensino superior. Que até poderiam, para determinados cursos, considerar algumas notas de exame, como se faz actualmente com as provas específicas, ou mesmo considerar as notas internas obtidas nessas disciplinas, quando têm uma clara relação de pré-requisito com o curso superior pretendido.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s