Exames aos alunos, professores “na linha”…

aval-profsDizia-me um director que desde que havia exames no 4.º ano que as colegas do 1.º ciclo andavam “na linha” porque tinham um controlo no final do ano. Antigamente, os profissionais do 1.º ciclo queixavam-se do isolamento; agora, queixam-se de muito trabalho e muitas reuniões, ouvi a vários professores deste nível de ensino. O director dizia-me que se acabassem os exames do 4.º ano, ele teria de “inventar” qualquer coisa para continuar a “controlar” as colegas (as aspas existem para mostrar que estas são palavras suas e não minhas). A invenção seria uma prova interna semelhante ao exame. Não sei se já a anunciou no agrupamento.

Bárbara Wong, jornalista do Público especializada em temas educativos, reflecte sobre o papel que têm tido os exames no ensino básico. E acaba por concluir que os exames servem acima de tudo para assegurar que os professores cumprirão o programa, pois os alunos precisam de saber e de treinar toda a matéria que irá sair nas provas de exame. Mas, reconhece, “resta saber se aprenderam”.

A jornalista admite portanto que o sistema educativo, tal como está organizado, desconfia do trabalho dos professores e usa os exames – ou as provas de aferição, o que no caso vai dar ao mesmo – para controlar o trabalho docente, expondo eventuais falhas dos professores através das notas mais baixas dos seus alunos. Em teoria, teríamos um sistema perfeito quando houvesse exames todos os anos, em todas as disciplinas. Mas isto é fazer dos alunos cobaias do sistema, que deveria ter meios de auto-regulação mais justos e eficazes. E se não os tem, precisa de os criar. É “maquiavélico”, reconhece Bárbara Wong.

Anúncios

2 thoughts on “Exames aos alunos, professores “na linha”…

    • Evito fazer juízos de valor sobre o trabalho de BW, que acho uma jornalista competente.

      Mas sim, os rankings são um nicho de mercado jornalístico em que o Público se tem especializado, e este jornalismo de causas pelo “direito à informação” é também uma reivindicação feita em nome de um interesse próprio.

      E que serve objectivamente outros interesses que não apenas os meramente jornalísticos.

      Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s