Intervir para reparar os danos

tbrO ministro da Educação justificou hoje, em conferência de imprensa, a introdução das provas de aferição já este ano e o fim dos exames no básico com “a responsabilidade de intervir na reparação de danos do sistema”.

Questionado sobre as mudanças que anunciou na sexta-feira passada, Tiago Brandão Rodrigues refere que se trata de repor um modelo que era coerente, mas que foi “descontinuado nos últimos quatro anos”, com a aplicação de um modelo de exames que “era errado e nocivo”. Negando assim que exista um “ímpeto reformista” deste governo.

Não são portanto reformas precipitadas que o actual governo está a fazer, mas apenas a reversão de um modelo de avaliação externa imposto pelo ministério de Nuno Crato e que, é bom recordar, nunca foi, nem consensual, nem negociado com os parceiros, nem precedido de qualquer avaliação séria do que existia anteriormente, nem apoiado em estudos científicos ou experiências internacionais que o recomendassem.

Quanto às preocupações algo ridículas dos que temem pelos “transtornos” para as criancinhas com as “regras mudadas a meio do jogo” e com as novas provas para as quais se terão, inesperadamente, de “preparar”, o ministro entendeu, e bem, a necessidade de vir esclarecer publicamente, ainda que apenas para afirmar o óbvio:

“As provas são feitas depois das aulas terminarem. É importante dizer aos alunos, às famílias e aos professores que vão ter uma prova para a qual não têm de se preparar especialmente”.

É a diferença entre uma avaliação para melhorar as aprendizagens e outra para classificar e excluir alunos, sendo esta última a única que cabia no limitado universo eduquês do ministro Crato e dos seus ajudantes.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s