As criancinhas não chumbam nem ficam traumatizadas

Mesmo assim, os exames devem acabar.

Exames1

Os defensores dos exames no ensino básico gostam de defender a sua dama escolhendo, não só os seus próprios argumentos, tantas vezes frágeis e inconsistentes, mas também aqueles que os seus opositores deveriam utilizar.

Há uns anos atrás, quem não queria exames era acusado de temer infundadamente que as criancinhas ficassem traumatizadas.

Agora a cassete é outra, e diz-se que, ao contrário do que afirmavam os seus detractores, os exames não fizeram disparar os chumbos dos alunos.

Ora eu nunca achei que os exames traumatizassem as criancinhas nem que a examocracia de Nuno Crato e dos seus sequazes se tornasse inconsciente ao ponto de aumentar a níveis insustentáveis o insucesso escolar.

Porque há sempre a hipótese de fazer exames mais fáceis – e em 2015, ano eleitoral, a tentação foi irresistível – de desviar alunos problemáticos para percursos curriculares onde ficam dispensados de os fazer, ou até de sobrecarregar os professores com essa insanidade dos “exames a nível de escola”.

A perversidade maior dos exames é mesmo a construção de rankings com os resultados das provas, comparando o que não é comparável e premiando e castigando escolas e alunos em função de classificações, médias e desvios estatísticos.

É a insanidade de reduzir a educação a um reino de estatísticas, o ensino a um treino de competências e conhecimentos a exibir numa prova de exame e os resultados a um conjunto de números que distinguem os bons e os maus. E os assim-assim.

Ainda bem que, pelo menos no 1º e no 2º ciclo, isto acabou.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s