O exame de Cambridge

O Bloco de Esquerda pretende antecipar-se à apresentação do novo modelo de avaliação e de aferição para o ensino básico, prometido pelo Governo e, em relação ao teste de Inglês, reclamar mais do que o fim da prova. De acordo com Joana Mortágua, deputada, o BE vai apresentar um projecto de resolução em que pede ao Governo que “torne públicos todos os documentos, acordos e valores envolvidos” naquilo que designa como “processo Cambridge”. A Federação Nacional de Professores (Fenprof) também já pediu informações sobre o mesmo assunto.

yle-flyers-2-column[1]

O BE quer saber porque é que o anterior governo entregou a uma entidade externa a avaliação do desempenho dos alunos do 9º ano a Inglês e quais as responsabilidades e objectivos da participação das restantes entidades envolvidas numa parceria que, garantia o MEC, não representava custos para o Estado português.

Posteriormente veio-se a verificar que não era bem assim, e houve até uma investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária destinada a averiguar as irregularidades que terão ocorrido no processo e a quem beneficiaram.

O que agora se pretende é que sejam divulgados os custos reais da aplicação das provas de Inglês, o KEY em 2014 e o PET em 2015, bem como os compromissos assumidos pelos governantes, em nome do Estado português, perante as empresas privadas intervenientes no processo.

Do Governo ainda não há reacção, o que poderá por enquanto dever-se ao facto de estarem ainda a inteirar-se do assunto e se assim for percebe-se que não queiram tomar uma posição precipitada ou mal fundamentada sobre uma matéria delicada e eventualmente comprometedora.

Do futuro deste exame também ainda nada se sabe, mas não deixa de ter a sua ponta de ironia que a decisão de acabar ou não com o exame de Cambridge calhe a um ministro vindo directamente dessa Universidade.

Anúncios

2 thoughts on “O exame de Cambridge

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s