Cinco boas notícias de 2015

1. A direita perdeu as eleições.  Apesar de concorrerem coligados, para tentarem fazer funcionar a geringonça eleitoral que permite obter uma maioria absoluta de deputados com pouco mais de 40% dos votos, o PSD e o CDS não conseguiram conquistar a maioria que lhes permitiria vencer uma esquerda unida. E à esquerda, vencidos atávicos sectarismos, conseguiu-se o entendimento necessário, com a inestimável ajuda do sr. Silva de Belém, para viabilizar o apoio parlamentar ao governo do PS.

2. “Senhor ministro, não me deixe morrer”: esta frase de um doente com hepatite C dirigida ao Ministro da Saúde em pleno Parlamento conseguiu que finalmente se ultrapassasse o jogo do empurra entre o Governo a indústria farmacêutica, e se percebesse o que estava em causa: a aquisição de um medicamento caro que poderia curar doentes que, se o tratamento não fosse feito, morreriam em breve. A verdade é que, de 683 pessoas tratadas, 651 estão curadas, o que é certamente uma boa notícia.

3. O sucesso da reprodução de linces em cativeiro e da sua reintrodução na natureza. Já são nove animais de ambos os sexos a viver em liberdade na região de Mértola, onde se espera que em breve acasalem e se reproduzam.

lince2

4. Sobrinho Simões, cientista português da Universidade do Porto e fundador do IPATIMUP, foi considerado pelos seus pares o patologista mais influente do mundo.

5. No sector da educação, o fim dos exames do 4º ano foi uma boa notícia para todos, sobretudo se for, como se espera, o ponto de partida para a reversão das políticas falhadas da última década, não se limitando a uma medida avulsa, embora emblemática, do novo Parlamento.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s