Reuniões de avaliação – III

meezCOmputerTeacherAnimatedBodyshot175x233[1]O actual sistema de avaliação de alunos padece de excesso de burocracia. Paradoxalmente, verifica-se que a informatização do processo, em vez de o simplificar, aumentou a sua complexidade. Em vez de aproveitar o potencial das ferramentas informáticas para tratar a informação, optou-se por a dispersar por uma infinidade de documentos.

Os professores passam horas a preencher grelhas, actas, relatórios e outros documentos, muitas vezes repetindo a mesma informação, sem que se perceba que esse procedimento poderia e deveria ser feito de forma automatizada por sistemas informáticos concebidos para o efeito.

A facilidade com que se escreve e copia texto está a ser usada para multiplicar quase ao absurdo a quantidade de informação inútil, redundante e irrelevante que atafulha actas e outros documentos, em vez de se sintetizar e tornar inteligível o essencial, clarificando os problemas concretos detectados e as decisões que foram tomadas.

O mais grave é que o tempo que se perde com os papéis, físicos ou virtuais, é o tempo que deveria ser dedicado a analisar os problemas dos alunos e da organização escolar. Vamos para as reuniões demasiado preocupados com a grelha, a acta, o relatório, a alínea da pauta, e esquecemos o que de facto deveríamos fazer: falar dos alunos, dos seus problemas e dificuldades, das suas capacidades e realizações. Das formas de superar os constrangimentos e melhorar o trabalho com a turma.

Em vez disso, lemos a acta que levamos quase pronta e esperamos que ninguém contrarie muito aquilo que já temos escrito e pensado. Para não ser preciso refazer a acta…

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s