Voltam as provas de aferição

exame[1].jpgOs exames a Português e Matemática no final do 1º ciclo do Ensino Básico, extintos após o 25 de Abril e reintroduzidos há três anos pelo ex-ministro da Educação, voltam a passar à história, substituídos por testes de aferição sem peso na avaliação final dos alunos.

Parece-me justo o regresso ao modelo que tínhamos no 1º ciclo antes da introdução dos exames no 4º ano. É necessário monitorizar as aprendizagens básicas e estruturantes dos alunos no Português e na Matemática, mas isto não precisa de ser feito recorrendo a exames com incidência nas notas dos alunos, coisa que a pedagogia moderna nos diz ser desajustada e contraproducente nesta faixa etária e que a generalidade dos países europeus já aboliu há muitos anos.

E aos mais pessimistas que afirmam que se as provas não contarem para a nota os alunos não se esforçam, contraponho com o desafio de construirmos dia a dia uma escola onde se aprenda com gosto e entusiasmo e não apenas a pensar na tortura do teste ou do exame final.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s