Já não nos falta tudo

A Católica Lisbon School of Business & Economics surge no 26º lugar no ranking deste ano do Financial Times que avalia as melhores escolas de negócios da Europa.
Neste ranking que é constituído por 85 escolas está também a Nova School of Business and Economics (Nova SBE), logo atrás da Católica na 28ª posição, bem como a Porto Business School, que surge na 62ª posição.

Executive_022b85_583634[1]Este ranking mede coisas como o grau de internacionalização dos cursos (por exemplo pela percentagem de professores e alunos estrangeiros ou de aulas dadas em Inglês) mas também quantas mulheres e doutorados há entre o corpo docente ou quanto é que estão a ganhar mais, passados três anos, os estudantes que ali fizeram o MBA.

As três instituições indicadas cumprem bem no conjunto dos critérios em análise: parece que já vamos tendo boas “escolas de negócios”, pelo que não será por falta de gestores competentes que a economia portuguesa tarda em sair do buraco.

Talvez do que precisemos é de promover mais o estudo da economia, e não apenas das técnicas de gestão. Pois governar um país não é o mesmo que dirigir uma empresa, e a falta dessa percepção está, parece-me a mim, na base de muitas más decisões que têm sido tomadas em termos de política económica e de desenvolvimento estratégico do país.

Pior ainda é quando o poder político é capturado pelos interesses privados, que se servem do Estado para favorecer os seus negócios deixando para trás um rasto de corrupção, endividamento e degradação dos serviços públicos. E disso temos tido infelizmente muitos e maus exemplos, de diversas cores, no passado recente.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s