O adeus à PACC

pacc2.jpg

Em vésperas de o Parlamento se pronunciar sobre a prova pacóvia inventada pelos governos socratinos e concretizada pelo ministério de Nuno Crato, a poucos dias também de ser empossado novo governo, os actuais gestores da coisa pública resolveram revogar a prova que já estava agendada para 18 de Dezembro:

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou nesta terça-feira que enviou para publicação em Diário da República um despacho que “suspende” o agendamento da realização da componente comum da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC) para o dia 18 de Dezembro.

Nuno Crato já não é ministro, mas para as bandas do MEC a obra do ministro examinador continua a ser defendida com unhas e dentes:

“[A PACC] é um elemento fundamental da política de qualidade defendida para a educação (…), permite aferir os conhecimentos gerais dos candidatos à docência, transversais a todas as disciplinas, bem como os específicos para cada grupo de recrutamento, constituindo um instrumento para a melhoria do ensino público”.

A PACC não beneficiou o processo de recrutamento, pois não se aplicou à generalidade dos professores que são actualmente colocados, que já têm bem mais de 5 anos de serviço e como tal foram dispensados de realizar. Apenas afastou alguns candidatos a professores que, não se candidatando, favoreceram as estatísticas do desemprego docente. Esta prova não melhorou o sistema de formação de professores, não dignificou nem uniu a classe, não beneficiou os alunos, as escolas ou as famílias. Ao menos agora, que estão de saída e, no caso destes, nem sequer tiveram responsabilidades no processo, ficar-lhes-ia bem reconhecer isso.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s