O novo Ministro da Educação

Depois de 15 anos a estudar e a trabalhar no estrangeiro, o cientista Tiago Brandão Rodrigues, investigador na área do cancro, voltou este ano a Portugal a convite de António Costa. Aos 38 anos, aceitou trocar um lugar na prestigiada Universidade de Cambridge para concorrer como cabeça-de-lista do PS por Viana do Castelo às legislativas do passado dia 4 de outubro. Nunca foi militante do partido, mas sempre se considerou “um homem de esquerda”. E é num governo socialista, apoiado pelos partidos da esquerda, que chega agora à pasta da Educação.

16405511_OzGem[1]

O novo ministro ganhou notoriedade em 2013 enquanto investigador da Universidade de Cambridge responsável pelo desenvolvimento de uma nova técnica de diagnóstico precoce do cancro.

Em relação à educação, não se descobre no seu currículo qualquer ligação para além da experiência como aluno: estudou até ao 9º ano em Paredes de Coura e fez o secundário em Braga. Formou-se em Bioquímica na Universidade de Coimbra, fez Erasmus em Madrid, rumou aos Estados Unidos onde fez o doutoramento, prosseguindo depois a carreira académica em Inglaterra, naquela que é considerada uma das melhores universidades do mundo. Mundo, pelos vistos, não lhe falta.

Como se irá revelar enquanto ministro é, obviamente, uma incógnita. Não sei se será, como se disse de Nuno Crato em 2011, uma excelente escolha. Digo, saber de experiência feito, que muito do que conseguir ou não fazer, independentemente das intenções, dependerá dos meios que lhe disponibilizarem e da equipa que vier a formar.

Mais importante do que os políticos de turno serão, agora e sempre, as políticas.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.