Cavaco quer mais conversa

Diz ele que quer garantias.

A reunião com Costa durou meia hora, o líder do PS não saiu de lá indigitado nem prestou declarações à saída, mas levou trabalho de casa:

O Presidente da República pediu hoje ao líder do PS que desenvolva “esforços tendo em vista apresentar uma solução governativa estável, duradoura e credível”. A decisão de Cavaco Silva foi comunicada através de uma nota da Presidência da República, colocada no site minutos depois da saída de Costa de Belém. O chefe de Estado exige “clarificação formal” de seis questões.

A “clarificação” pedida diz respeito a garantias de aprovação de orçamentos e moções de confiança e respeito pelos tratados europeus e pelos compromissos com a NATO.

Os outros dois pontos referem-se à concertação social, que Cavaco quer ver respeitada, e à “estabilidade do sistema financeiro” que segundo o ainda presidente tem tido um “papel fulcral no financiamento da economia portuguesa”.

Aqui é que o presidente está enganado. Ou quer-nos enganar, hipótese mais provável. Se os bancos financiassem como deveriam a economia não precisaríamos de andar a vender empresas ao capital estrangeiro. Nem a injectar dinheiro público em sucessivos bancos falidos ou descapitalizados. Muito menos a pedir emprestado ao FMI e à União Europeia, não só para financiar o Estado e a economia mas os próprios bancos, os supostos financiadores disto tudo.

Antes de pedir satisfações a Costa, seria conveniente que o próprio presidente explicasse o seu conceito acerca do que é um sistema financeiro estável.

Terá alguma coisa a ver com o Novo Banco, uma brincadeira inventada pelo governo de Passos em conluio com o Banco de Portugal e que ainda não sabemos em quanto nos irá ficar?

bpncavaco[1]Ou com o BPN, o banco do PSD em que uns quantos accionistas privilegiados, incluindo o próprio Cavaco, lucraram em bom tempo, deixando um buraco de milhões a pagar pelos contribuintes?

Matérias em que o presidente e o seu partido, mais do que pedir explicações aos outros, deveriam começar por explicar-se eles próprios. Se tivessem honestidade e humildade para isso.

One thought on “Cavaco quer mais conversa

  1. O que é para ele um sistema financeiro estável está bem de ver… o que tem sido até hoje… os contribuintes a pagar, “ad aeternum”, as megafalcatruas duns banqueiros…

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.