A segunda morte da Triunfo

A fábrica de Mem Martins da Mondeléz Internacional, multinacional que detém as bolachas Oreo ou os chocolates Cadbury e que em Portugal é dona da Triunfo, vai fechar as portas no terceiro trimestre de 2016. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pela empresa aos seus 97 trabalhadores. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústria da Alimentação, Tabaco e Bebidas (Sintab), a notícia foi recebida com surpresa e justificada com a pouca utilização da capacidade de produção, que será agora deslocalizada para a República Checa.

TriunfoA Fábrica Triunfo foi fundada em Coimbra em 1923 e chegou a ser uma das empresas de referência da indústria alimentar, produzindo não só bolachas mas também farinhas, massas e rações para animais. Foi engolida, como tantas outras, na voragem da concentração de empresas que marcou o final do século XX, tendo sido adquirida e integrada no grupo Nutrinveste.

Seguiu-se o que é habitual nestes processos, eliminaram um concorrente, ficaram com os activos, sobretudo o mais valioso, a marca comercial e a confiança nela depositada pelos consumidores, fecharam a fábrica e passaram a produzir idênticas bolachas numa unidade industrial de maior dimensão nos arredores de Lisboa.

Actualmente a Triunfo nada mais é do que uma marca local de uma multinacional que, tendo condições para produzir mais barato e em maior escala noutro lado qualquer, fecha a fábrica portuguesa e envia os trabalhadores para o desemprego. Seguindo aliás a lógica implacável do sistema capitalista, que conta com todos enquanto consumidores mas que só precisa de alguns – e cada vez menos – como trabalhadores.

E é assim que teremos, daqui por uns tempos, a bela bolachinha Triunfo Made in Czech Republic à venda nos sítios do costume…

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s