Notícias das Presidenciais

A candidatura de António Nóvoa foi hoje notícia pela demissão do director de campanha que o acompanhava desde o início. Parece que estava planeado, para depois das eleições legislativas, a sua substituição por alguém ligado ao PS, partido onde parece haver uma forte apetência pelo cargo de “Director de Campanha”. O certo é que José Romano não gostou de ser surpreendido pela notícia e afastou-se de imediato do cargo.

Com esta aproximação estratégica ao PS, parece-me que Nóvoa compromete em definitivo a imagem de independência e de uma espécie de consciência crítica da esquerda moderada que vinha construindo desde que começou a participar na vida política. O candidato parece preferir o trunfo eleitoral que será o apoio oficial do PS à luta mais difícil e porventura inglória de uma candidatura verdadeiramente independente e aglutinadora das esquerdas, que não se revêem no situacionismo vigente e do qual o PS é um dos pilares fundamentais.

À direita, é Rui Rio, a eminência parda do PSD, que deita contas à vida com a cada vez mais provável candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, muito mais popular, culto, cosmopolita e bem relacionado nos meios políticos e mediáticos da capital do que o provinciano que geriu o Porto com contabilidade de merceeiro, pondo a Câmara a dar lucro ao mesmo tempo que cortava a fundo na política social e cultural da cidade. Marcelo será o favorito da direita e Rio tenta não ser irremediavelmente posto fora da corrida dando a entender que é candidato, mas que só lá para Outubro anunciará uma decisão.

Graffiti_Mr-Dheo_DP-983x550-2wmtfrpjz7gs0x5l8f711c[1]

One thought on “Notícias das Presidenciais

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.