Os perfis falsos e o vale-tudo pré-eleitoral

Há quatro anos atrás a blogosfera foi um dos cenários da luta eleitoral, com diversos blogues a funcionarem como veículos da ideologia e da propaganda dos principais partidos tendo inclusivamente alguns bloggers de direita transitado, depois de ganhas as eleições, para diversos cargos políticos.

Mas os tempos agora são outros, e se por um lado há cada vez mais gente a estar permanentemente, ou quase, ligada à net, por outro lado tudo se tornou mais rápido, mas também efémero e superficial, e os internautas dedicam-se hoje mais às redes sociais, com destaque para o Facebook, do que à blogosfera ou aos media.

Assim, a tentação de captar este potencial eleitorado formado por em grande parte por pessoas despolitizadas, indecisas e abstencionistas à espera de serem seduzidos e convencidos, se não a ir votar, pelo menos a ir partilhando e passando a mensagem, parece estar a originar, sobretudo dos lados da coligação de direita, uma campanha suja com fabrico de perfis falsos, no Facebook, para captar amigos e seguidores que se transformarão em potenciais apoiantes e futuros votantes.

J. Manuel Cordeiro, no Aventar, descreve em pormenor o fabrico destes perfis: uma mulher jovem e atraente, correspondendo ao tipo de pessoa que atrai mais seguidores nas redes sociais, e que vai publicando propaganda ou noticiando actividades da coligação de direita. Pelo meio, uma ou outra fotografia pessoal, falsa obviamente, e aí está o gato escondido com o rabo de fora, porque quem se der ao trabalho de pesquisar por imagens acaba por encontrar os sítios de onde as fotos foram copiadas.

Condenável nisto tudo, para além da óbvia vigarice e da falta de moral destes moralistas de pacotilha é a utilização de pessoal político pago pelo contribuinte para perder tempo a fazer estas coisas, pois sabemos bem que a direita é pouco amiga do trabalho por amor à camisola. E alguns destes perfis já existem desde 2013 ou 2014, pelo que estão ali muitas horinhas de trabalho a inventar mentiras, a piratear imagens, a construir a rede de partilhas e de likes…

perfis-fb-maria-luz-1

perfis-fb-laura-campos[1]

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.